Penta 20 anos: o caminho do quinto título da Seleção Brasileira

 
Há 20 anos, a Seleção Brasileira se consolidava pentacampeã mundial na Copa do Mundo de 2002, sediada no Japão e na Coreia do Sul. Ronaldo e cia fizeram história ao tornar a equipe verde e amarela a maior vitoriosa de todos os tempos pela competição.

 
Na primeira rodada da fase de grupos, diante da Turquia, os adversários assustaram os brasileiros ao abrirem o placar, mas Ronaldo e Rivaldo chamaram a responsabilidade e viraram o jogo para a Canarinho, com o resultado final de 2 a 1.

 
Em seguida, o Brasil brilhou na goleada sobre a China, com o escore de 4 a 0. E, no último confronto da fase de grupos, a Seleção já detinha pontuação suficiente para a fase de mata-mata, mas ainda assim fechou com chave de ouro sobre a Costa Rica: 5 a 2.


Diante da Bélgica, o Brasil sofria para abrir o placar, mas mais uma vez Rivaldo e Ronaldo garantiram o avanço (2 a 0). Nas quartas, a Inglaterra iniciou os trabalhos com Owen, até que Rivaldo empatou e Ronaldinho Gaúcho garantiu a virada no segundo tempo. 

 
Na semifinal, Marcos defendeu grandes chances da Turquia e, no segundo tempo, Ronaldo anotou o gol que classificou a Seleção para a final, onde o Brasil bateu a Alemanha, com dois gols do Fenômeno, e levantou o pentacampeonato da Copa do Mundo.

TEXTO: 
Ligia de Toledo Saicali
SUPERVISÃO:
VITOR BALCIUNAS
EDIÇÃO:
CAROLINE DUARTE
CRÉDITOS:
Redação SportBuzz

SAIBA MAIS